terça-feira, 8 de setembro de 2009

Tecnologias Contemporâneas na Escola

· Quais as diferenças quando um assunto é apresentado por uma reportagem de televisão ou por um site, por exemplo, e por um professor em sala de aula?

A televisão é um meio de comunicação que traz informação rápida e sintética, o que dificulta a compreensão quando o assunto é de longa duração. Segundo o texto “Novas tecnologias e mediação pedagógica”, a televisão nos acostuma a receber tudo pronto e com respostas fáceis. O mesmo pode acontecer em pesquisas on line, onde a informação muitas vezes são conclusões previsíveis e nem sempre chega a transformar-se em conhecimento. O professor por sua vez, antes de ensinar, faz uma busca mais aprofundada, o que exige tempo, concentração e criatividade para organizar os conteúdos de sua aula.

· Qual seria então o papel do conteúdo na escola, uma vez que a informação circula de forma acelerada e que o mundo do trabalho exige competência e não exatamente conteúdos ou informações?

Ainda utilizando o texto como referência, cito o trecho que responde de maneira clara e objetiva o questionamento sobre o papel da escola:

“Uma das tarefas principais da educação é ajudar a desenvolver tanto o conhecimento de resposta imediata como o de longo prazo; tanto o que está ligado a múltiplos estímulos sensoriais como o que caminha em ritmos mais lentos, que exige pesquisa mais detalhada, e tem de passar por decantação, revisão, reformulação.”

Acredito nisso uma vez que todos nós, alunos ou professores estamos convivendo com todas estas formas de informação multimídica ou hipertextual e algumas vezes precisamos saber lidar com situações que exigem respostas imediatas. Para o educador portanto o desafio é “tornar a informação significativa, escolher as informações verdadeiramente importantes entre tantas possibilidades, a compreendê-las de forma cada vez mais abrangente e profunda e torná-las parte do nosso referencial.”

· O que seriam ensinar e aprender na sociedade contemporânea? Qual deve ser o papel do professor e do aluno na atual sociedade da informação?

Ensinar e aprender exigem hoje muito mais flexibilidade espaço temporal, pessoal e de grupo, menos conteúdos fixos e processos mais abertos de pesquisa e de comunicação.”

Por isso é preciso salientar que nesta comunicação, o “aluno” passa a ser agora o grande responsável pela sua aprendizagem, já que tem a sua disposição uma série de dados, imagens, resumos e textos muito vasta, cabendo então ao “professor” a tarefa de ajudar ao aluno interpretar, relacionar e contextualizar esses dados, além de...

Ajudar o aluno a acreditar em si, a sentir-se seguro, a valorizar-se como pessoa, a aceitar-se plenamente em todas as dimensões da sua vida. Se o aluno acredita em si, será mais fácil trabalhar os limites, a disciplina, o equilíbrio entre direitos e deveres, a dimensão grupal e social.”

Portanto esse é o novo papel de professor e de aluno na sociedade atual!

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