quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Resenha do Filme e documentário.

Resenha sobre o filme “O quarto poder” e sobre o documentário: “Muito além do cidadão Kane”.

Após assistir o filme e documentário propostos pela disciplina foi possível perceber que muitos de nós quando estamos em casa diante da TV, ficamos passivos a espera da informação sem sequer imaginar o que há por trás da tela que chega a nós.

Antes dessa reflexão eu acreditava que na vida real todos os repórteres fazem de tudo para serem bem sucedidos e para que a informação chegue ao público de forma mais verdadeira possível, mas após assistir aos vídeos percebi que existem pessoas mais poderosas que eles, que mandam e desmandam, autorizam que a informação veicule ou não, como no caso do filme, de forma até mesmo desumana na busca do dinheiro que pode ser ofertado.

Com tudo isso é preciso que estejamos atentos pois é possível que haja esse tipo de ação na vida real sim e muitas vezes as vítimas somos cada um de nós.

Atualmente com o avanço das tecnologias e com a ajuda da internet, é possível que busquemos em sites confiáveis informações sobre determinados temas e assuntos para que não sejamos enganados e não acreditemos sempre nos programas e noticiários da TV como primeira e única opção.

A nós estudantes e futuros educadores, a missão ainda é mais complexa e importante, precisamos mudar nossos hábitos e conscientizar nossos jovens, familiares, amigos, para sobre os benefícios e malefícios proporcionados pela mídia para que não sejamos também manipulados enquanto cidadãos.

Além disso para que posamos compreender melhor, quando se falar em quarto poder, não estamos nos referindo apenas a TV, mas à mídia que tem o poder de manipular, formar opiniões, estimular as atitudes e decisões dos indivíduos que não percebem, não refletem, não conseguem perceber o que é falso ou verdadeiro pois acreditam em tudo que lêem,ouvem ou assistem.

Enquanto o poder judiciário, executivo, legislativo, pouco age e pouco aparece entra então a mídia “quarto poder” e domina.

Sobre o filme: O quarto Poder do diretor Costa Gravas:

  • Qual o tema central do filme?

Equipe de repórteres para jornal que disputam por audiência, o repórter Max que tenta recuperar sua fama, um homem que perdeu seu emprego e a força da mídia na manipulação das informações.

  • Quais os principais personagens da história?

O repórter Max, Mam o pai de família transtornado pelo desemprego, seu amigo segurança do museu atingido por acidente, e jornalistas de muitas emissoras.

  • Quais os interesses de cada um deles?

Os jornalistas e repórteres estavam todos em busca da melhor manchete para impactar o público e alcançar o maior número de ibope na emissora; Mam queria seu emprego de volta e influenciado pelo que via na TV trouxe arma e explosivos que acabaram complicando totalmente sua vida; o seu amigo segurança foi atingido acidentalmente enquanto trabalhava.

  • Existe alguma relação entre os interesses individuais e a conduta ética de cada um deles?

Algumas vezes.

O jornalista Max tentou ganhar fama e fazer as entrevistas de forma a conseguir a audiência, mas também, de zelar pela vida das crianças e de Sam agindo de modo humano e ao mesmo tempo buscando o sucesso profissional, já a outra equipe estava em busca de informações que chamasse a atenção dos espectadores, apresentava reportagens editadas de forma a distorcer as informações verdadeiras e causar conflito.

Ainda assim falando de ética, todos desrespeitaram a privacidade dos envolvidos: Max brigou com a assistente por não ter filmado o homem baleado, enquanto os outros fizeram reportagem na cama do hospital e editaram as entrevistas de Max passando aos telespectadores uma notícia distorcida dos fatos.

  • Qual o papel da mídia no filme?

A mídia está como um veículo de informações muito influente tanto para ajudar, quanto para prejudicar Sam, e passavam as informações conforme a seriedade, honestidade e caráter da equipe jornalística. O fato tinha pontos de vistas diferentes visando seus interesses próprios sem importar com Mam, com os telespectadores e entrevistados envolvidos.

  • Há alguma relação entre os fatos tratados nesta ficção e na vida real?

Sim.

  • Caso afirmativo, poderia exemplificar?

Aquele caso do seqüestro das adolescentes Eloá e Nayara foram seqüestradas e ficaram reféns no apartamento por mais de 100 horas, a mídia fez a cobertura total e no final as duas foram baleadas e o desfecho foi trágico.

  • De modo geral, quais suas impressões sobre a história?

Achei a história muito triste, porém deixa no ar a oportunidade de reflexão para cada um de nós para que fiquemos atentos e não aceitarmos toda a informação proposta pela TV como uma verdade absoluta. É preciso questionar, investigar, pensar...

“O quarto poder é uma expressão criada para qualificar, de modo livre, o poder da mídia ou do jornalismo em alusão aos outros três poderes típicos do Estado democrático (Legislativo, Executivo e Judiciário). Essa expressão refere-se ao poder da mídia quanto a sua capacidade de manipular a opinião pública, a ponto de ditar regras de comportamento e influir nas escolhas dos indivíduos e por fim da própria sociedade”.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Quarto_poder

Documentário: Muito além do cidadão Kane

  • E o documentário Muito Além do Cidadão Kane, o que achou dele? Consegue traçar algum paralelo com o roteiro do filme? Sabia que este vídeo causou muita polêmica no Brasil? Faça uma pesquisa sobre o tema na Internet.

O documentário é muito sério, pois muitos de nós não temos um olhar crítico sobre as programações que assistimos.

O documentário nos leva a refletir sobre a força e influência da mídia no nosso país, assim como no filme percebemos através dos depoimentos a manipulação grosseira das notícias de maneira a influenciar a opinião pública.

Dentre as pesquisas realizadas foi possível perceber que a polêmica ainda existe e que infelizmente em nossa sociedade “os fortes” continuam a dominar.

Outras fontes:

Filme O quarto Poder - diretor Costa Gravas.

Documentário: Muito Além do Cidadão Kane - diretor Simon Hartog.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Quarto_poder

http://liusena.wordpress.com/2006/09/07/o-quarto-poder/


Um comentário:

  1. Muito interessante esse seu blog, apesar de todo estudo e dedicação da faculdade, se esforça ainda e mantém tudo atualizado, parabéns!

    Te amo

    Seu esposo Thiago

    ResponderExcluir