Tema: O
vídeo como expressão artística.
Disciplinas: Arte, Tecnologia, Música.
Foi realizada a criação de um
videoclipe com um grupo de 13 alunos do CEPREVI (Centro de Pesquisa e
Reabilitação Visual de Itapetininga). São alunos cegos e com baixa visão que
fazem aulas de canto há dois anos e meio e já experimentaram a produção de um
vídeo durante o primeiro semestre deste ano.
Para realizar a
integração do uso da tecnologia na escola, a metodologia foi baseada na “experimentação”
e na “performance” de cada participante durante a criação das cenas que
representassem o contexto de uma música.
Para
início do trabalho fizemos uma roda de discussão, através da qual conversamos sobre
a criação do novo vídeo. À partir disto relembraram algumas músicas já
trabalhadas durante as aulas de canto coral. A escolha não foi tão fácil, cada
aluno tinha uma música preferida.
Outro fato importante
para a escolha da música foram as facilidades ou dificuldades das
dramatizações, se precisariam realizar grandes movimentos, principalmente
relacionados à locomoção, pois necessitariam da bengala. Além disso, tiveram
que pensar nos objetos a serem utilizados, no figurino, no cenário, enfim, em
tudo que teriam ao alcance naquele momento, uma vez que a proposta era de que a
atividade fosse realizada numa única tarde em duas horas/aula.
A
música escolhida foi: “Casinha Branca” – Gilson (1979). Os alunos escolheram um
roteiro imaginando como deveria ser representada cada frase da música: cena
triste, alegre, calma, agitada, em movimento, parada, cantando, andando, e
assim até decidirem tudo.
Em
seguida iniciamos o trabalho das cenas, da participação ativa, das
dramatizações, utilizando uma máquina digital para fotografar e filmar pequenas
partes, repetindo as cenas quando necessário até que ficasse de acordo com a
ideia inicial que queriam representar.
Depois
de todas as performances realizadas pelos alunos através das artes cênicas e da
gravação do grupo cantando em forma de coral, foi necessário editar no
computador a sequência das fotos e filmagens formando um vídeo clipe através do
software “Movie Maker”. Isso foi
realizado posteriormente ao horário da aula, já que para esta parte os alunos
ainda não estavam preparados para ajudar devido às limitações da deficiência
visual.
Desta
experiência resultou o vídeo que está disponível na internet no link: http://www.youtube.com/watch?v=Sc_UG7CygSc&feature=related.
Realizando esse trabalho com
os alunos foi possível compreender a importância do vídeo como recurso
pedagógico, proporcionando aos alunos a oportunidade de refletir e de agir, de
conhecer e de produzir conhecimento coletivamente, com atitudes éticas,
integrando de artes, música, uso das tecnologias, tornando-os participativos na
comunidade e na sociedade em que estão inseridos.
Os
vídeos realizados foram importantes para a reflexão sobre a experimentação do
uso das tecnologias no ensino. Uma forma de aprender prática e descontraída,
alegre e atual, com recursos midiáticos utilizados de maneira consciente e
motivadora.
Depois
da construção do vídeo todos os alunos quiseram que o trabalho fosse
disponibilizado na internet e também trouxeram uma mídia de DVD para que
pudessem levar o registro do trabalho realizado para casa, para mostrar para
amigos e familiares.
Em
roda de conversa sobre avaliação do resultado obtido com essa experiência de
cantar, interpretar e poder representar uma canção em forma de um videoclipe,
obtive alguns depoimentos por parte de alguns alunos. Infelizmente tive
problemas com o computador e perdi a gravação, mas vou relatar assim mesmo
alguns depoimentos significativos:
Diego: Eu tinha vergonha e ficava dando
risada, mas depois fui conseguindo fazer cara de triste. Foi legal.
Osvaldo: Antes de eu entrar fazer aulas de
Artes e Música no CEPREVI eu não ligava muito pra essas coisas, agora eu me
sinto mais animado e fico ouvindo rádio e pesquisando músicas, coisa que eu não
fazia antes.
Pedro: Gostei de realizar essa atividade
porque podemos mostrar pra sociedade que somos capazes de aprender como
qualquer outra pessoa.
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