domingo, 13 de novembro de 2011

Tarefa: Relatório de execução



Tema: O vídeo como expressão artística.

Disciplinas: Arte, Tecnologia, Música.

Foi realizada a criação de um videoclipe com um grupo de 13 alunos do CEPREVI (Centro de Pesquisa e Reabilitação Visual de Itapetininga). São alunos cegos e com baixa visão que fazem aulas de canto há dois anos e meio e já experimentaram a produção de um vídeo durante o primeiro semestre deste ano.
 Para realizar a integração do uso da tecnologia na escola, a metodologia foi baseada na “experimentação” e na “performance” de cada participante durante a criação das cenas que representassem o contexto de uma música.
            Para início do trabalho fizemos uma roda de discussão, através da qual conversamos sobre a criação do novo vídeo. À partir disto relembraram algumas músicas já trabalhadas durante as aulas de canto coral. A escolha não foi tão fácil, cada aluno tinha uma música preferida.
Outro fato importante para a escolha da música foram as facilidades ou dificuldades das dramatizações, se precisariam realizar grandes movimentos, principalmente relacionados à locomoção, pois necessitariam da bengala. Além disso, tiveram que pensar nos objetos a serem utilizados, no figurino, no cenário, enfim, em tudo que teriam ao alcance naquele momento, uma vez que a proposta era de que a atividade fosse realizada numa única tarde em duas horas/aula.
            A música escolhida foi: “Casinha Branca” – Gilson (1979). Os alunos escolheram um roteiro imaginando como deveria ser representada cada frase da música: cena triste, alegre, calma, agitada, em movimento, parada, cantando, andando, e assim até decidirem tudo.
            Em seguida iniciamos o trabalho das cenas, da participação ativa, das dramatizações, utilizando uma máquina digital para fotografar e filmar pequenas partes, repetindo as cenas quando necessário até que ficasse de acordo com a ideia inicial que queriam representar.
            Depois de todas as performances realizadas pelos alunos através das artes cênicas e da gravação do grupo cantando em forma de coral, foi necessário editar no computador a sequência das fotos e filmagens formando um vídeo clipe através do software “Movie Maker”. Isso foi realizado posteriormente ao horário da aula, já que para esta parte os alunos ainda não estavam preparados para ajudar devido às limitações da deficiência visual.
            Desta experiência resultou o vídeo que está disponível na internet no link: http://www.youtube.com/watch?v=Sc_UG7CygSc&feature=related.
            Realizando esse trabalho com os alunos foi possível compreender a importância do vídeo como recurso pedagógico, proporcionando aos alunos a oportunidade de refletir e de agir, de conhecer e de produzir conhecimento coletivamente, com atitudes éticas, integrando de artes, música, uso das tecnologias, tornando-os participativos na comunidade e na sociedade em que estão inseridos.
            Os vídeos realizados foram importantes para a reflexão sobre a experimentação do uso das tecnologias no ensino. Uma forma de aprender prática e descontraída, alegre e atual, com recursos midiáticos utilizados de maneira consciente e motivadora.
            Depois da construção do vídeo todos os alunos quiseram que o trabalho fosse disponibilizado na internet e também trouxeram uma mídia de DVD para que pudessem levar o registro do trabalho realizado para casa, para mostrar para amigos e familiares.
            Em roda de conversa sobre avaliação do resultado obtido com essa experiência de cantar, interpretar e poder representar uma canção em forma de um videoclipe, obtive alguns depoimentos por parte de alguns alunos. Infelizmente tive problemas com o computador e perdi a gravação, mas vou relatar assim mesmo alguns depoimentos significativos:
Diego: Eu tinha vergonha e ficava dando risada, mas depois fui conseguindo fazer cara de triste. Foi legal.
Osvaldo: Antes de eu entrar fazer aulas de Artes e Música no CEPREVI eu não ligava muito pra essas coisas, agora eu me sinto mais animado e fico ouvindo rádio e pesquisando músicas, coisa que eu não fazia antes.
Pedro: Gostei de realizar essa atividade porque podemos mostrar pra sociedade que somos capazes de aprender como qualquer outra pessoa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário